segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Vamos lá com o Pessoa...



(...)

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.(...)







   Na sequência da abordagem do poema de Fernando Pessoa, "Dizem que finjo ou minto", desafiei os alunos a subirem ao seu terraço e a descreverem o que viam. O resultado foi este, no 12º4.
                                                                  ProfªFilomena Ponte Silva


Eu vi uma mancha branca no meu terraço, não havia nada a rodeá-lo, a limitar-lhe o espaço em que se inseria; poderia ser uma página onde eu pudesse escrever os meus desejos ou as minhas aspirações, sem ter medo de não os realizar ou não conseguir “subir” pela escada certa ou até onde quisesse chegar.

Duarte Lopes


No meu terraço
No meu terraço vejo claridade, liberdade e espaço,
Vejo plantas exóticas, animais e amigos,
Vejo o que quero ver e quem quero ver,
No meu terraço vejo paz

Eduardo Mateus


Depois de um longo dia, decido ir espairecer para o terraço, tem sido o melhor sítio para estar nos últimos tempos. Subi as escadas e após abrir a porta deparei-me com imensa luz noturna, vinda dos outros prédios. Está uma noite linda, quer dizer nesta cidade tem estado sempre.
O terraço não é muito grande, tem apenas um banco e imensas flores à volta, minimalista, mas o suficiente para descansar e ficar apenas eu e o meu livro.

Catarina Morais

Após subir as escadas e abrir a porta, caminhei ao longo do terraço, que se encontrava totalmente vazio. Perante mim, avistei uma belíssima paisagem de toda a cidade, as pessoas a apressarem-se ao longo da calçada e o trânsito que se fazia sentir na estrada. Senti, além de tudo, uma paz interior, inexplicável.

Patrícia Mota


Deste terraço:

Deste terraço vi a imensidão da noite , a beleza do luar.
Deste terraço vi as estrelas, a luz de quem amo e de quem me faz sorrir. Vi o desconhecido, um eterno caminho que me leva à esperança e me faz acreditar.
Deste terraço vi o céu , o céu a brilhar. Vi a noite, a paz mais profunda que poderia sentir.
Mas acima de tudo...vi a felicidade, a felicidade que anseio atingir.

Adelaide Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário